segunda-feira, 16 de maio de 2011

Marquetando...

Marketing Político
O Marketing se tranformou em um dos quesitos básicos para a Política, principalmente durante o processo eleitoral.

No Brasil o Marketing Político começou a se destacar e ficar famoso em 2002, quando o marqueteiro Duda Mendonça conseguiu transformar a imagem do então candidato Luis Inácio Lula da Silva e elegê-lo o Presidente mais votado na história do país. Foi nesse momento em que começamos a perceber o fator marketing que foi extremamente significativo e crucial para aquela eleição.

Na história brasileira há alguns nomes de consideraveis marqueteiros que foram importantes para as mudanças políticas. No século XIX e no começo do século XX, percebemos que o Marketing era muito utilizado para os processos políticos e principalmente no que se tratava da manutenção do governo no poder. Basta atentarmos para Lourival Fontes responsável pela publicidade na Era Vargas, Fontes foi responsável pela criação da famosa Hora do Brasil que até hoje é veiculada nos rádios. Como naquele tempo o rádio era o veiculo de comunicação da grande massa, Fontes tentou "impor" aos ouvintes os feitos da Ditadura Getulista, além de criar diversos orgãos de publicidade, como o DPDC (Departamento de Propaganda e Difusão Cultural) que trazia a constante imagem de Getúlio Vargas para os brasileiros.

Na ditadura militar que começava em 1964, outro marqueteiro começou a se destacar, Coronel Octavio Costa, conhecido por muitos como o "Goebbels Brasileiro" (Em referência a Joseph Goebbels, marqueteiro do Nazismo Alemão). O coronel foi o grande marqueteiro para a manutenção da pior fase da Didatura Militar, no périodo de 1969 à 1973.

A década de noventa, nos trouxe um Marketing Político de cunho eleitoral muito forte. Nizan Guanaes, responsável pela campanha de reeleição de Fernando Henrique Cardoso, mostrou que a união da publicidade e o marketing com o candidato, era definitivo numa campanha política. Nesses novos tempos o Marketing foi mais utilizado para a campanha, do que para a manutenção do poder.

Considerado o maior Marqueteiro Político do Brasil contemporêneo, o baiano Duda Mendonça, é a grande referência nessa matéria. Duda é pubilicitário e responsável pela mudança da imagem do PT e do candidato Lula em 2002. O publcitário dá dicas sobre marketing político e afirma que toda campanha precisa de três fases: Diagnósticos, Estratégias e o Eixo fundamental. Serão essas três etapas as responsáveis pelo sucesso ou não da campanha. O uso de pesquisas qualitativas e quantitativas, jingles alegres e que emocionem o eleitor, slogas simples e com presença, uma foto bem escolhida, tudo isso deve causar impacto na população, tranzendo o novo e o diferencial.

Há uma tendência hoje, de estudos teóricos em Marketing Político, onde, inclusive Administradores estão buscando essa especialização.

Saber utilizar o Marketing Político de forma correta e sem falsidades é a meta dos bons marqueteiros. Afinal Marketing não é mágica.

"Campanha política é uma guerra e não há lugar para improvisos."
Duda Mendonça

Curiosidades
  • A maioria dos marqueteiros políticos citados são nordestinos.
  • Nizan Guanaes, além de marqueitero, é publicitário e responsável por grandes campanhas de podutos a nível nacional.
  • Guanaes foi estagiário da empresa de comunicação de Duda Mendonça.
  • Há quem diga que Lula só foi eleito em 2002, devido ao grande marketing executado por Duda Mendonça, o que mudou sua imagem para o país.

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Felipe Moura