segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Se liga Arruda!

O Aumento Irresponsável do DF



O Distrito Federal, é em qualquer país uma unidade federativa neutra que visa abrigar a capital da república e consequentemente, goza de alguns previlégios diferenciados. O primeiro DF do Brasil foi no Rio de Janeiro, onde permaneceu até a inauguração de Brasília em 1960, mudando-se para o centro-oeste brasileiro.

Hoje o Distrito Federal abriga uma população de aproximadamente 3 milhões de habitantes e somos conhecidos como a 4º maior "capital" do país, status que tira toda a neutralidade que o DF deveria carregar em sua geografia territorial.

Começou há algum tempo um burburinho, que está se transformando em discussão, de que há medidas (a meu ver eleitoreiras) que propõem trazer cidade complexas do entorno do DF para sua definição territorial, ou seja, aumentar irresponsavelmente o Distrito Federal do Brasil.

O DF é composto por aproximadamente trinta regiões administrativas e todas com um ponto em comum: Má administração. Abrigam a maior renda per capita e o maior gasto individual no comércio do país. (Pasmem: Aqui cada pessoa gasta em média R$13.000,00 por ano com compras). Gastos e rendas que estão nas mãos de poucos, afinal é aqui também a maior diferença social do Brasil. Em curtas palavras: é no Distrito Federal que estão os mais ricos e os mais pobres do nosso país. Ser pobre aqui é uma ... . Teatro a preços de luxo, shows a preços surreais, hospitais sem médicos e com filas quilométricas, um ensino público de pessíma qualidade, obras sem planejamento... E ainda querem trazer mais problemas para o âmbito de Brasília.

Não estou defendendo nenhum movimento contra as cidades goianas que nos cercam, o que defendo é uma parceria com todas elas; porém isso não quer disser que para isso elas devam ser parte integrante do Distrito Federal. No DF o que mais percebemos é milhares de trabalhadores que passam o dia por aqui trabalhando e voltam para as suas casas no entorno na noite, afinal lá não existe um polo industrial, um comércio forte para abrigar uma demanda de homens e mulheres que precisam de trabalho. Porque não, trabalharmos em conjunto para desenvolver esses setores lá?

Trazes mais cidades para o Distrito Federal é um equívoco que só irá render mais votos e mais um prêmio para Brasília: o de cidade com a pior administração do País.

Felipe Moura

Um comentário:

  1. Felipe, muito legal a iniciativa de fazer um blogue no qual você pode exercer sua grande vocação, que é discorrer sobre a política. De fato, a situação do inchaço do Distrito Federal só vai comprometer uma região que já tem problemas de nível nacional.

    Estas "adesões" têm de ser feitas com cautela e em especial bom senso. Mas, sabe como é, tudo pela política de uma boa vizinhança. Pena que haja tantos vizinhos aparecendo de uma hora pra outra.

    Abraços,

    Vinícius Faustini

    ResponderExcluir

O Vitrine Brasileira agradece o seu comentário!

Participe!

Obrigado!

Felipe Moura